O que é Tiro Prático??

    O Tiro como prática esportiva é muito pouco divulgado e, por isso, equivocadamente mal interpretado. Então vamos conhecer um pouco para que possamos entender e apreciar esse esporte que é tão empolgante e seguro.  

            Primeiro faremos um breve histórico.
            A criação desta modalidade de tiro é atribuída ao ex-coronel da marinha norte-americana, de nome Jeff Cooper, que em 1956, estabeleceu critérios de regulamentos e uma forma de pontuação. Logo em seguida, numa das competições, um atirador de nome Jack Weaver, espantou aos demais ao utilizar as duas mãos para segurar a arma, ganhando a competição, numa época em que o politicamente correto era segurar a arma com apenas uma das mãos, como no tiro olímpico. Em 1976 durante a “Conferência de Columbia” em Missouri (EUA) esportistas de todo o mundo discutiram e redigiram uma constituição surgindo assim a International Practical Shooting Confederation - IPSC, ou seja, Confederação Internacional de Tiro Prático. No Brasil o Tiro Prático engloba várias modalidades de tiro como Silhueta Metálica, Desafio do Aço, NRA, Saque Rápido, IPSC e etc.

           Nos deteremos em descrever o IPSC (batizada com as siglas da International Practical Shooting Confederation) por ser a modalidade mais praticada e difundida no esporte. 
           O IPSC é considerado pelos praticantes como a mais divertida e prazerosa das modalidades. Nela são simulados vários cenários e situações que desafiam os atiradores a demonstrar suas melhores capacidades. O grande objetivo é resolver a pista no menor tempo possível e com a maior pontuação. Não existe pontuação máxima. O atleta faz o seu limite!
Vale salientar que existem critérios rigorosíssimos de segurança que tornam o Tiro Prático uma modalidade esportiva extremamente segura, cuja estatística de acidentes com lesão corporal relevante em competições é ZERO, diferente de outros esportes mais populares como futebol, ginástica olímpica, moto-cross, judô, boxe etc.
           Portanto, o Tiro Prático é um esporte apaixonante e seguro.

Exemplo de uma Pista de IPSC.